Imagem capa - Backup - Fotos do Casamento por Alexandre Lizardo

Backup - Fotos do Casamento


 


O maior medo de todo fotógrafo e noivos!

Como salvar as fotos do casamento.  

Quem aí já não teve aquela experiência ruim de perder todos os arquivos? Não sabemos o que fazer não é mesmo?!

 

Agora imagina se perdemos todo conteúdo do seu casamento? Não gosto nem de pensar! A perda de uma foto pode render alguns zeros a menos na minha conta bancária ou até mesmo ter que responder um processo jurídico.

 

E é sobre isso que vamos falar hoje, a segurança e backups para sua tranquilidade.

 

Para quem não sabe muito bem o que é backup, vou explicar: são cópias de segurança dos arquivos, no meu caso, fotos. É como um seguro de carro; você pode até ter e nunca precisar, mas se um dia você precisar e não ter, vai se arrepender amargamente.

O meu processo de backup é através de HDs externos. Ainda na festa faço a transferência das fotos para um HD e depois, ao chegar em casa, faço mais duas copias em outros dois HDs diferentes. Sim, dois! O mesmo conteúdo para dois locais diferentes. Ou seja, só é formatado o cartão de memória após as cópias realizadas.

 

- “Mas porque isso tudo Alexandre?”

 Segurança é a palavra-chave.

 


Funciona assim: um HD fica comigo e mais dois com as cópias do casamento em locais diferentes. E mantenho as fotos de qualquer casamento com cópias seguras por 5 anos, depois disso, é arquivado apenas  em um HD conforme consta no contrato.


Para os noivos eu aconselho também fazer um cópia das fotos do casamento em um HD externo, junto com outras fotos pessoais do casal. Com isso, vocês também terão cópias de segurança.


Imagina, o dia mais importante na vida do casal perdido por um descuido?


Um assunto técnico, que pode parecer chato, mas de extrema importância para vocês. Em 9 anos de fotografia nunca perdi nenhum evento fotografado!